quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Cinemas de Santa Rosa I - Mandaro

O Mandaro foi inaugurado em 1940, com 800 lugares, na Rua Dr. Paulo César. Apesar de não ter luxo (cadeiras eram de madeira e não tinha ar-condicionado, apenas ventiladores), era muito popular por ficar em frente ao ponto de bonde e num local de grande movimento.
O cinema fechou em 1974 para virar um supermercado Chave de Ouro, que colocou um enorme letreiro tapando a bela fachada art déco original. Hoje o imóvel abriga um supermercado da Rede Multi Market que sobrepôs um banner sobre a fachada do Chave de Ouro.






A lateral do supermercado, entretanto, mantém-se como o cinema era originalmente, inclusive com os respiradores verticais - janelas que permitiam a ventilação do interior, mas barravam a entrada de luz. Um detalhe interessante é o que parece ter sido a saída - provavelmente de serviço e de emergência - na lateral dos fundos do Mandaro, ainda visível.

Próximo post: Cinema Santa Rosa.

4 comentários:

  1. Aqui sobressai também a localização numa esquina,sempre um bom local para cinema, favorecendo uma construção em curva. Quem sabe um dia esse letreiro horroroso do supermercado não sai, deixando as linhas art déco respirarem novamente...

    ResponderExcluir
  2. O Mandaro me lembra Asterix. Foi lá que conheci o universo deste personagem. Lembro que fomos muitas vezes, creio que eram nas matinês.

    ResponderExcluir
  3. Neto de Benevenuto Lima 2o.dono do Cine Mandaro que pertenceu a Família Mandaro. Vivi ótimos momentos naquele cinema com toda primarada que alguns com. Apenas 6 ambos. Isso é nostaugico.

    ResponderExcluir
  4. Karina é bem provável q tenha sido matinê...epoca de ouro ...

    ResponderExcluir