sábado, 13 de outubro de 2012

Cinemas de Santa Rosa II - Cine Santa Rosa

Em 1927 foi inaugurado o primeiro cinema em Santa Rosa, chamado Cine Santa Rosa. Essa sala não durou muitos anos e, em 1951, foi inaugurado um a nova sala chamada Cine Santa Rosa, na Rua Dr. Mário Viana, 858. Este cinema de segunda linha, um típico "poeira", não chegou aos anos 1980, mas o prédio ainda está de pé, funcionando atualmente como a sede do G.R.E.S. Folia de Viradouro. Na construção da parte da frente hoje funciona um bar, mas o comprido imóvel ao longo da rua lateral tem a arquitetura típica dos cinemas populares, com as colunas laterais (para não atrapalhar a visão), o pé-direito alto (comportando o balcão), as janelas de ventilação (pois não possuiam refrigeração) e o a estrutura de madeira do telhado sustentando as placas de zindo.














É possível notar o palco e o espaço onde ficava a tela, onde hoje são realizados as apresentações dos sambistas.
No segundo andar, pode ser ver perfeitamente os degraus do balcão original da sala de cinema e o local onde ficava a cabine de projeção. A sala localiza no início da subida da Estrada da Cachoeira, no Viradouro.


3 comentários:

  1. É sempre uma aventura arqueológica emocionante a descoberta desses espaços a partir da identificação de traços arquitetônicos inconfundíveis de salas de cinema, como esse piso aí que sustentava as cadeiras. Ou, como vc bem aponta, esse pé direito enorme, visto do lado de fora. A pesquisa promete!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo trabalho. Nunca poderia imaginar que nestes locais funcionaram salas de cinema. Existem fotos da época em que ainda funcionavam como cinema ? Julio - Economia -Uff

    ResponderExcluir
  3. Na esquina da Travessa Deolinda Cruz, pouco antes da subida da Garganta, bem onde o 53 faz a volta.

    ResponderExcluir