quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Cinemas do Fonseca I - Cine São Jorge





 O Cinema São Jorge foi inaugurado em 1954 com cerca de 2 mil lugares. Ao longo dos anos, foi caindo de qualidade e diminuindo sua lotação, que chegou a menos de 1 mil espectadores. Foi um cinema popular que programava sessões duplas, localizado na Alameda São Boaventura.

Mesmo tendo virado um supermercado, a fachada original do Cine São Jorge ainda é visível, com seu recorte em forma de pirâmide de degraus e uma discreta torre em sua extremidade lateral.

Dotado de plateia e balcão, o que seria seu segundo andar foi transformado no estaciomento do supermercado. Lá ainda é possível verificar a estrutura em arco original do cinema, percebendo, incluisive o local onde ficava a tela e onde ficava a cabine de projeção. As duas fotos abaixo mostram a visão dos dois lados.

 
Comparem as fotos acima com a imagem ao lado, retirada de uma reportagem de 1955 sobre a inauguração da nova tela panorâmica no Cine São Jorge para ver as semalhanças.

6 comentários:

  1. chegou a ser dos maiores da cidade, não? Sua tela panorâmica--acho que já foi inaugurado assim--para projeção do CinemaScope era bastante ampla e ligeiramente curva. Estive lá poucas vezes, quando era aluno do curso de cinema da UFF, período em que conheci (quase) todos os cinemas da cidade, em excursões de "prospecção" mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Sim, o São Jorge era o maior da cidade até a inauguração do Alameda, em 1961. O cinema foi inaugurado com tela normal em 1954, mas no ano seguinte trocou para a tela panorâmica.

    ResponderExcluir
  3. O Cine São Jorge foi inaugurado no dia 12.04.1954, com o filme "SPARTACO"- o filme do século, o São Jorge foi considerado na época o Maracanã dos cinemas e, em 31.10.1955 foi inaugurado o Cinemascope, possuia 2.129 lugares e aparelho de 35m/m, com funcionamento diário.Luiz Carlos/Indaiatuba/SP.

    ResponderExcluir
  4. Vi lá O Maior Espetáculo da Terra, com Charleston Heston. Tinha 4 anos. Tive que mentir a idade ( só se entrava no cinema aos 5). E saí decidida a ser atriz. Nunca mais pensei em outra profissão. Segui a carreira.

    ResponderExcluir
  5. Aos poucos vamos destruindo a nossa história uma pena mas temos que conviver com isso!!!

    ResponderExcluir
  6. Foi o cinema onde, pela primeira vez, fui sem estar na companhia de meus pais.Naquela ocasião, assisti a um filme de Karatê. Foi o máximo

    ResponderExcluir