quarta-feira, 31 de julho de 2013

Comentários sobre o livro "Cinematographo em Nictheroy"


Na mais recente edição da revista Filme Cultura (n. 60, jul-set. 2013), o livro Cinematographo em Nictheroy foi resenhado pelo seu editor, o crítico de cinema e jornalista Carlos Alberto Mattos. Transcrevo um trecho do ótimo texto:

"Cinematographo em Nictheroy é um trabalho de pesquisa hardcore, minuciosamente costurado através de jornais e referências de artigos, livros e dissertações. [...] Rafael articula a evolução do circuito cinematográfico com o desenvolvimento do núcleo urbano da cidade e suas degradações, as mudanças nos costumes da população e a concorrência de outras formas de entretenimento - sendo o cinema o único regular e o mais popular. [...] A história da exibição no Brasil pode também ser contada através desse microcosmo da 'cidade-sorriso': dos cinematógrafos de barracões e salões improvisados aos cinemas de quintal e aos prédios art noveau; da tela de pano ao panorâmico Cinemascope, o 3D, os drive-ins, cineclubes, salas de galeria e multiplexes".

Baixe o PDF da revista e veja a resenha completa aqui.

Outro excelente comentário sobre o livro foi feito por Carlos Roberto de Souza - pesquisador de cinema brasileiro, pós-doutorando na UFSCar e funcionário de longa data da Cinemateca Brasileira -, em e-mail pessoal ao autor, parcialmente transcrito abaixo:


"Afinal fui até o ponto final do Cinematographo em Nictheroy. E fiquei muito contente com o todo. [...] Confesso que fiquei impressionado. Claro que é impossível pra alguém que não conhece nem a geografia nem as ruas e os prédios acompanhar a narração como seria desejável. A gente vai seguindo os movimentos narrativos e o que ele conta. E fiquei chocado como uma cidade pode ser tão claramente a ilustração do desastre urbanístico brasileiro por motivos políticos e econômicos. Juro que quase chorei de tristeza no último capítulo só de pensar no pior que ainda pode vir pela frente. Daí veio o seu epílogo pessoal que situa a tua própria vida nessa fase final da história que você acabou de narrar. Da tua vida, conta pouco, [...] mas conta bonito e acaba banhando tudo em poesia. [...]."


Nenhum comentário:

Postar um comentário