segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Mais uma resenha do livro

Depois da resenha de "Cinematographo em Nictheroy" publicada na revista Filme Cultura (ver último post), o livro agora foi comentado num excelente artigo do pesquisador José Inácio de Melo Souza no site www.mnemocine.com.br.
Além de debater as principais tendências dos estudos sobre salas de cinema no Brasil, numa verdadeira discussão do "estado da arte" desse tema em nosso país, o autor faz uma rigorosa análise do livro. Segue um pequeno trecho:


O amplo espectro de pesquisas motivados pela decadência do antigo sistema exibidor, agora transformado em objeto de arqueologia e história, encontrou em Rafael de Luna Freire um esgrimista à altura para a cidade de Niterói. Vindo da nova geração de pesquisadores preparados pela Academia, Freire, no entanto, e curiosamente, guarda um certo élan com as gerações anteriores cariocas pelo fascínio da pesquisa e do esmiuçamento do fato histórico. [...]  

O texto contém perspectivas de várias ordens, englobando a história da cidade, com um “epílogo pessoal” em que um niteroiense descreve a sua relação de citadino e cinéfilo, diferenciando-o da maioria dos trabalhos puramente acadêmicos, um refrigério a que a Universidade ainda não se deu ao direito. Passa pelos processos de estabelecimento e organização do mercado exibidor, com uma divisão equilibrada entre o período mudo e o sonoro, onde encontramos ecos do trabalho de Alice Gonzaga. Possui uma iconografia rica e bem distribuída, pesquisada em várias fontes. [...]

O texto é escorreito, não cansa o leitor, informativo, para quem é de fora de Niterói, e opinativo, para quem conhece melhor a cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário