quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Cine Éden

O Cinema Éden foi a mais longeva sala de cinema de Niterói. Inaugurada como Éden-Cinema em 1911, era a mais importante sala de espetáculo de palco e tela (cinema e teatro) da década de 1910, dividindo a preferência do público com o Cinema Royal (destruído com a abertura da Avenida Amaral Peixoto nos anos 1940). A sala fechou em 1920, sendo reaberta após reformas em 1921, sempre no endereço da Av. Visconde de Rio Branco, 295.
Após a abertura de cinemas maiores e mais luxuosos no centro da cidade como o Imperial e Odeon, e depois em bairros como Icaraí e Fonseca, o Éden continuou funcionando, mas perdeu prestígio.
foto do jornal O Fluminense, em 25 novembro de 1980.
A partir dos anos 1950 e 1960, seria conhecido como um "poeira". Nos anos 1970 ainda tinha poltronas de madeira e funcionava apenas com ventiladores. É desse tempo a lembrança que muitos moradores ainda possuem do Cine Éden. Ao longo dessas décadas, fechou e reabriu muitas vezes, e sua lotação variou de 600 a 900 lugares. Em 1980, o cinema encerrou suas atividades definitivamente, sendo anunciado que passaria a funcionar naquele lugar um supermercado. Era então o destino da maioria das grandes salas de rua de Niterói, como o Mandaro e São Jorge.
O Éden, como os demais cinemas da Avenida Visconde de Rio Branco (a versão niteroiense da Avenida Central - depois Rio Branco - do Rio de Janeiro), sofreu com a degradação do centro da cidade. Desde os anos 1960 já eram comuns reclamações sobre a sujeira, o engarrafamento e a desordem urbana (camelôs, assaltos, poluição sonora e visual etc.) em seu entorno. O trânsito pesado dificultava e atrapalhava os frequentadores, enquanto se tornava cada vez menos prazeroso andar a pé pelo centro da cidade.
Abaixo, duas fotos mostram o passado e o presente do cinema. À direita o Cine Éden em funcionamento no início dos anos 1960, destacando em sua fachada a modernidade do "CinemaScope". Quase impedindo a visão do cinema os bondes que Niterói ainda mantinha, mas que logo sairiam de circulação.
Na foto da esquerda, o local onde funcionava o Cinema Éden em 2013, hoje uma papelaria.

2 comentários:

  1. Ótima foto do Éden...que pertencia tb à cadeia do Severiano Ribeiro (note-se a padronização das marquises, letras e néon). O letreiro do CinemaScope, no meio da porta de entrada, era também comum nos primeiros anos de conversão dos cinemas à febre das telas panorâmicas.

    ResponderExcluir
  2. Sim, o Éden era da segunda linha do circuito Severiano Ribeiro em Niterói. Acabei não usando essa foto no livro, mas é bacana comparar o que mudou e o que continuou igual nos últimos 50 anos. O poste na calçada em frente, por exemplo, parece ser o mesmo...

    ResponderExcluir